
Proposta Pedagógica
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Creche Parcial e Integral
Um ambiente acolhedor e seguro, com o objetivo de despertar na criança o seu potencial para o autoconhecimento e bem- estar.
No Colégio Novo Horizonte a família encontra uma estrutura física adequada, um ambiente humano e acolhedor, que desperta o interesse da criança pelo conhecimento, ao mesmo tempo em que proporciona condições de segurança, professores atentos e capacitados, que estimulam o desenvolvimento social, emocional, físico e mental do aprendiz.
Educação Infantil - Turma para crianças a partir de 1 ano de idade
A finalidade da Educação Infantil é proporcionar ao estudante o desenvolvimento de habilidades, o aperfeiçoamento e a concretude de suas necessidades físicas, morais, intelectuais, artísticas, sociais e esportivas. Fortalecendo os vínculos com a família e com a sociedade. Valorizando assim sua condição humana e possibilitando a construção de sua identidade e inserção na sociedade. Cuidar e educar são ações inseparáveis e essenciais na educação infantil.
Desta forma, educam-se e são educados, cuidam-se e são cuidados numa ação recíproca, onde as crianças estarão desenvolvendo e aprendendo a capacidade de cuidarem de si mesma e dos outros. Portanto, educar e cuidar são ações que devem ser planejadas, sistematizadas, organizadas, em gestões compartilhadas entre professores, educadores e pais.
Ensino Fundamental I e II - Turma transitória para crianças a partir dos 6 anos de idade
O Colégio Novo Horizonte tem a missão de transformação social, pois o conhecimento transmitido não pode ser estático, objetivo da memorização e da repetição, mas base para novas construções e reflexões que possibilitem uma ação criativa, crítica e transformadora da sociedade. Entende por isso que a transformação social só será alcançada com a competência científica e ética.
O Ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
-
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
-
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
-
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
-
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.